Está aqui

Intervenção do Administrador Hélder Rosalino no I Encontro de Gestão de Reservas dos BCPLP

O Banco de Portugal participou, nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, no I Encontro de Gestão de Reservas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP), organizado pelo Banco de Cabo Verde.

No I Encontro de Gestão de Reservas, os bancos centrais lusófonos debateram os principais desafios com que estão confrontados em matéria de gestão de ativos, num contexto de incerteza, marcado por taxas de juro negativas, reduzidas oportunidades de investimento e riscos potenciais acrescidos.

Hélder Rosalino, Administrador do Banco de Portugal, foi o orador principal (keynote speaker) do encontro, com uma intervenção dedicada à “Evolução e perspetivas da gestão de reservas dos bancos centrais”. Hélder Rosalino foi ainda convidado a partilhar com os representantes dos demais bancos centrais lusófonos a sua reflexão sobre a “Evolução, perspetivas e desafios da economia mundial e regional”, num painel especializado subordinado ao contexto internacional e às estratégias de investimento.

A diretora do Departamento de Mercados e Gestão de Reservas do Banco de Portugal, Helena Adegas, também participou no encontro, no qual fez uma apresentação sobre “Diversificação e investimento sustentável na gestão de reservas”. Nesta ocasião, Helena Adegas partilhou com os participantes a estratégia de diversificação adotada pelo Banco de Portugal, referindo, em particular, a recente subscrição do fundo “verde” do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS).