Está aqui

Fórum para os Sistemas de Pagamentos vai trabalhar na promoção dos pagamentos eletrónicos

O Banco de Portugal promoveu a 14 de setembro a 1ª reunião plenária do Fórum para os Sistemas de Pagamentos, estrutura consultiva do Banco de Portugal que tem por missão contribuir para a implementação de soluções de pagamentos seguras, eficientes e inovadoras no mercado português. 

Esta primeira sessão contou com a presença dos vários membros da estrutura, que integra representantes dos prestadores de serviços de pagamentos, da entidade gestora da infraestrutura do sistema de pagamentos, de organismos da Administração Pública, dos consumidores e das empresas.

No encontro, os principais intervenientes nacionais na oferta e na procura de serviços de pagamento e representantes da Administração Pública debateram os desafios para a evolução futura dos pagamentos de retalho em Portugal, como a implementação da Diretiva de Serviços de Pagamento revista (DSP2), a adoção de soluções de transferências imediatas e outras inovações no mercado de pagamentos. O debate foi presidido pelo Administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino. 

Os membros do Fórum para os Sistemas de Pagamentos concordaram em avançar com trabalhos que promovam maior aceitação de pagamentos eletrónicos nos pontos de venda, em particular das transferências imediatas e dos cartões contactless. Serão também desenvolvidas iniciativas que contribuam para uma maior simplificação dos mecanismos de autenticação e segurança na utilização de instrumentos de pagamento.

A 1ª reunião plenária do Fórum para os Sistemas de Pagamentos decorreu quatro meses depois desta estrutura ter sido relançada pelo Banco de Portugal, com a realização, em maio último, da 1ª conferência promovida por esta estrutura, subordinada ao tema “Uma nova era nos pagamentos?”.