Está aqui

Fórum para os Sistemas de Pagamentos reuniu hoje para promover soluções de pagamentos seguras e inovadoras

Realizou-se no dia 7 de junho a 2ª reunião plenária do Fórum para os Sistemas de Pagamentos, estrutura consultiva do Banco de Portugal que tem por missão contribuir para a implementação de soluções de pagamentos seguras, eficientes e inovadoras no mercado português.

Na sessão, presidida pelo Administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino, os principais intervenientes nacionais na oferta e na procura de serviços de pagamento, incluindo representantes da Administração Pública, debateram um conjunto de iniciativas para a promoção da utilização e da segurança dos pagamentos eletrónicos.

Com o objetivo de promover os pagamentos eletrónicos, irão ser desenvolvidas iniciativas concretas para incentivar a utilização mais generalizada dos débitos diretos e da tecnologia contactless, criar condições de utilização das transferências imediatas no ponto de venda e reduzir o uso do cheque.

Na área da segurança, irão ser desenvolvidas ações de informação, dirigidas aos utilizadores, empresas e consumidores, para garantir a adoção atempada dos novos requisitos de autenticação forte do cliente, que entram em vigor em 14 de setembro de 2019. Estas ações devem explicitar o que é a autenticação forte do cliente e o que muda quando se realizam pagamentos nos diferentes canais digitais.

O Fórum para os Sistemas de Pagamentos irá analisar a elaboração de uma “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho em Portugal | 2020-2022” com vista a promover soluções de pagamento mais eficientes e adequadas às novas exigências do mercado no médio prazo.