Está aqui

Faz investigação sobre a economia portuguesa? Conheça o novo site do Laboratório de Investigação em Microdados do Banco de Portugal

O portal permite a investigadores externos, nacionais e estrangeiros, acederem remotamente a informação sobre bases de dados granulares – construídas com informação ao nível das entidades – sobre a economia portuguesa, com total salvaguarda da confidencialidade da informação.

 

Já está online o site do BPLIM – Laboratório de Investigação em Microdados do Banco de Portugal.

Através do novo portal, disponível em http://bplim.bportugal.pt, o BPLIM proporciona aos investigadores, nacionais e estrangeiros, informação sobre o modo de acesso às bases de microdados do Banco de Portugal, apoiando desta forma, a produção de estudos sobre a economia portuguesa.

Os investigadores podem utilizar, gratuitamente, informação das seguintes bases de dados geridas pelo Banco de Portugal:

  • Central de Balanços, que contém informação sobre as empresas não financeiras portuguesas, apurada a partir dos dados contabilísticos individuais;
  • Central de Responsabilidades de Crédito, que reúne informação sobre os créditos efetivos e potenciais concedidos pelas instituições monetárias e financeiras em Portugal às pessoas coletivas;
  • Balanço das Instituições Monetárias e Financeiras, que agrega informação sobre os ativos e passivos de todas as instituições monetárias e financeiras que operam em Portugal.

Em resultado do trabalho de mediação realizado pelo BPLIM, os investigadores conseguem obter a informação de que necessitam para os seus projetos a partir dos dados granulares originais, sem que seja posta em causa a confidencialidade desses dados.

Para poderem aceder à informação, os investigadores têm de submeter um formulário de candidatura, que está disponível no site do BPLIM, e assinar um acordo de confidencialidade. As condições de acesso às bases de dados são detalhadas no portal.

 

Sobre o BPLIM

O BPLIM – Laboratório de Investigação em Microdados iniciou a sua atividade em 2016 e está instalado na Filial do Banco de Portugal, no Porto. 

Tem como missão apoiar a produção de projetos de investigação e estudos sobre a economia portuguesa, proporcionando aos investigadores com afiliação ao Banco de Portugal e a investigadores externos o acesso a bases de microdados – isto é, bases de dados com informação ao nível das entidades – sobre múltiplas vertentes da atividade económica em Portugal.

Desde que foi criado e até ao final de 2019, o BPLIM já apoiou 109 projetos de investigação, 34 dos quais foram iniciados em 2019. Estes projetos envolvem 162 investigadores, dos quais 130 sem afiliação ao Banco de Portugal.

.