Entidades não habilitadas a conceder crédito: Polónio Serviços, "Maria Manuela Afonso", "Maria Serviço" e "Maria serviço ampréstimo"

O Banco de Portugal adverte que os serviços de alegada concessão de crédito, publicitados através das páginas da rede social Facebook sob o nome Polónio Serviços (disponível em https://www.facebook.com/Polonio-servi%C3%A7os-100446355729327, no qual é indicado o endereço de correio eletrónico poloniobank@gmail.com), "Maria Serviço" e "Maria serviço ampréstimo" ( acessíveis, respetivamente, através dos links https://www.facebook.com/Maria-servi%C3%A7o-101616135171527 e https://www.facebook.com/Maria-servi%C3%A7o-ampr%C3%A9stimo-102327185331718, em que é indicado o endereço de correio eletrónico mariaservicoemprestimo@gmail.com e o número de telefone 926773932), bem como a entidade que atua sob o nome "Maria Manuela Afonso", não pertencem a qualquer entidade que se encontre habilitada a exercer, em Portugal, a atividade de concessão de crédito ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal.

A atividade de concessão de crédito, prevista na alínea b) do n.º 1 do artigo 4.º do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (aprovado pelo Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro), está reservada às entidades habilitadas a exercê-la, conforme o disposto no artigo 10.º daquele diploma.

A lista das entidades autorizadas a exercer a atividade de concessão de crédito pode ser consultada no site do Banco de Portugal na internet.