Está aqui

Declaração de Compromisso para com o Código Global de Conduta para o Mercado cambial

Todos os bancos centrais do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) estão fortemente empenhados em apoiar e promover a adesão ao Código Global de Conduta para o Mercado Cambial (o “Código”). Hoje, 15 bancos centrais do SEBC, incluindo o Banco de Portugal, divulgam simultaneamente as suas Declarações de Adesão ao Código. Os restantes bancos centrais do SEBC farão o mesmo em 2018. Ao subscrever estas declarações, estes bancos centrais do SEBC demonstram que estão decididos a aderir aos princípios do Código enquanto participantes no mercado cambial e asseguram que as suas práticas e processos internos estão alinhados com os princípios do Código. Com estas Declarações de Compromisso, sublinham que os princípios do Código são importantes para a promoção da integridade e para o funcionamento efetivo do mercado cambial. De modo a atingir, na sua totalidade, os objetivos do Código, os bancos centrais do SEBC encorajam todos os participantes no mercado cambial a aderir ao mesmo.

Estes são os bancos centrais do SEBC que estão a subscrever Declarações de Compromisso hoje: Nationale Bank van België/Banque Nationale de Belgique, Danmarks Nationalbank, Deutsche Bundesbank, Eesti Pank, Central Bank of Ireland, Banca d’Italia, Latvijas Banka, Lietuvos bankas, Banque centrale du Luxembourg, Magyar Nemzeti Bank, De Nederlandsche Bank, Banco de Portugal, Suomen Pankki – Finlands Bank, Sveriges Riksbank e o Banco Central Europeu.

Para respostas a dúvidas sobre este assunto, por favor contactar o Departamento de Comunicação e Museu, tlf: +351 213 215 358, e-mail: press@bportugal.pt

Nota: O SEBC compreende o BCE e os bancos centrais nacionais (BCNs) de todos os Estados Membros da União Europeia, quer tenham adotado o euro ou não.