Está aqui

A convite de Elisa Ferreira, Conselho de Supervisão do BCE reúne-se pela primeira vez em Lisboa

O Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE) realiza, pela primeira vez em Lisboa, a sua próxima reunião ordinária, a 16 e 17 de maio, a convite da Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira.

A reunião, que decorre na sede do Banco de Portugal, constitui a terceira vez que o Conselho de Supervisão se reúne fora da sua sede, em Frankfurt, desde que foi criado, em novembro de 2014. Uma vez por ano, esta instância realiza uma das suas reuniões ordinárias num dos 19 países membros. No ano passado a reunião externa decorreu em Madrid, que se seguiu a Helsínquia, em 2017.

O Conselho de Supervisão, constituído por um presidente, um vice-presidente, quatro representantes do BCE e representantes das autoridades nacionais de supervisão (no caso do Banco de Portugal, a representação é assegurada por Elisa Ferreira), reúne-se por regra de três em três semanas para debater, planear e executar as atribuições do BCE em matéria de supervisão, designadamente no que se refere aos maiores bancos europeus (as chamadas “instituições significativas”).