Está aqui

Concurso europeu de estatísticas para alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário. Inscrições abertas até 27 de janeiro

O Banco de Portugal, o Instituto Nacional de Estatística e o Eurostat organizam, em Portugal, a European Statistics Competition, um concurso destinado a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Esta competição pretende despertar a curiosidade e o interesse de alunos e professores pelas estatísticas e promover a literacia estatística.

Neste ano letivo de 2019/2020, a competição decorrerá simultaneamente em 17 países. 

A participação é aberta a todos os alunos do ensino secundário (Categoria A) e do 3.º ciclo do ensino básico (Categoria B). Os alunos devem formar equipas de até três elementos, todos da mesma escola e categoria, com orientação de um tutor.

As equipas devem registar-se até 27 de janeiro, no site do concurso, disponível em: https://www.ine.pt/scripts/esc2020/index.html

A competição divide-se em duas fases: a nacional e a europeia. Na fase nacional, as equipas serão submetidas a duas avaliações: primeiro, serão desafiadas a responder a três testes online e, num segundo momento, a fazer um trabalho com base num conjunto de dados estatísticos oficiais.

As melhores equipas nacionais (no máximo, duas por categoria) serão convidadas a participar na fase europeia, durante a qual terão de fazer um vídeo sobre um conceito estatístico.

Em maio, as equipas vencedoras da fase europeia viajarão até Budapeste, na Hungria, onde participarão na cerimónia de entrega de prémios.

 

Calendário da competição:

 

Registo: até 27 de janeiro de 2020 (até às 22:59:59)

Primeira avaliação (testes): 28 de janeiro a 10 de fevereiro de 2020 (até às 22:59:59)

Publicação e comunicação dos resultados da primeira avaliação: 12 de fevereiro de 2020

Segunda avaliação (trabalho): 13 de fevereiro a 9 de Março de 2020 (até às 22:59:59)

Divulgação das equipas vencedoras: 30 de março de 2020