Comunicado do Banco de Portugal sobre a substituição do Diretor do Departamento de Supervisão Prudencial
O Dr. Carlos Albuquerque solicitou ao Conselho de Administração a cessação das funções de Diretor do Departamento de Supervisão Prudencial, tendo em vista o exercício futuro de funções no setor financeiro. O pedido foi aceite, com produção de efeitos a 31 de janeiro de 2017.
Em aplicação das normas de conduta e das correspondentes normas europeias, o Banco de Portugal impôs ao Dr. Carlos Albuquerque um período de transição (cooling-off) durante o qual não poderá assumir funções em instituições financeiras sob a supervisão do Banco de Portugal e do Mecanismo Único de Supervisão.
Durante este período, o Dr. Carlos Albuquerque desempenhará funções, em regime de destacamento, num projeto externo de solidariedade social, ligado ao tema do sobre-endividamento.
O Conselho de Administração do Banco de Portugal nomeou o Dr. Luís Costa Ferreira para diretor do Departamento de Supervisão Prudencial, cargo que já desempenhou no passado. O Dr. Luís Costa Ferreira iniciará as novas funções em 15 de fevereiro de 2017.