Está aqui

Comunicado do Banco de Portugal sobre o Relatório de Atividade Estatística de 2019

O Banco de Portugal publicou hoje o Relatório de Atividade Estatística de 2019. Este relatório descreve a atividade desenvolvida pelo Banco de Portugal numa das suas áreas de missão – a elaboração e divulgação de estatísticas monetárias, financeiras, cambiais e da balança de pagamentos –, através da qual procura contribuir para a promoção do conhecimento sobre a economia portuguesa e para o incremento dos níveis de literacia estatística.

Na qualidade de autoridade estatística nacional, em 2019, o Banco divulgou cerca de 160 mil séries estatísticas e comunicou 833 mil séries a diversos organismos internacionais como o Banco Central Europeu e o Eurostat. Publicou séries revistas da dívida pública, das contas nacionais financeiras e das estatísticas externas. Os principais resultados foram comunicados, ao longo do ano, com o apoio de notas de informação estatística.

Também em 2019, o Banco lançou o novo BPstat – o portal onde são divulgadas estatísticas sobre a economia portuguesa e a economia da área do euro produzidas pelo Bando de Portugal e por autoridades estatísticas nacionais e internacionais. Com uma lógica de navegação mais simples, o novo portal permite aos utilizadores cruzarem dados estatísticos, construírem gráficos, partilharem informação e acederem a notícias e conteúdos infográficos que facilitam a compreensão das estatísticas publicadas. 

De entre o conjunto alargado de iniciativas desenvolvidas em 2019, algumas destacam-se pela sua importância, inovação ou impacto. São os casos  da realização das duas conferências da Central de Balanços sobre o dinamismo do setor empresarial e da divulgação de diversos estudos da Central de Balanços. Foi ainda reforçada a campanha de comunicação junto das escolas e universidades, nas quais se apresentaram as estatísticas produzidas pelo Banco a cerca de 800 alunos. 

No âmbito dos serviços prestados ao público, o Banco continuou a divulgar às empresas os Quadros da Empresa e do Setor e, às empresas e aos particulares, continuou a prestar informação sobre os créditos que detêm, através da Central de Responsabilidades de Crédito, e informação sobre as respetivas contas de depósito, de pagamentos, de crédito e de instrumentos financeiros, através da Base de Dados de Contas. Em 2019, as consultas à Central de Responsabilidades de Crédito cresceram 36% relativamente ao ano anterior, para um total de cerca de 2,5 milhões de mapas emitidos.