Está aqui

Comunicado do Banco de Portugal sobre a evolução das contas de serviços mínimos bancários em 2022

O Banco de Portugal publica hoje informação sobre a evolução das contas de serviços mínimos bancários (SMB) em 2022. Juntamente com esta informação, voltamos a partilhar um vídeo para explicar aos cidadãos como funciona a conta de SMB e como podem converter a sua conta de depósito à ordem numa conta de SMB. A conta de SMB é uma conta de depósito à ordem que permite ao titular aceder a serviços bancários essenciais a custo reduzido.

Em 2022, as contas de SMB cresceram 25%.

No final do ano, existiam 187 325 contas de SMB. Em 2022, foram constituídas 42 432 contas de SMB; 53% resultaram da conversão de uma conta de depósitos à ordem já existente. No mesmo período, foram encerradas 5513 contas de SMB, das quais 86% a pedido do cliente.

A percentagem de contas de SMB constituídas pela abertura de novas contas no sistema bancário aumentou de 26%, em 2021, para 47% em 2022.

O maior peso das novas contas é explicado, sobretudo, pela adesão à conta de SMB de cidadãos ucranianos deslocados, o que também se refletiu numa alteração do perfil médio dos novos titulares da conta de SMB. Cerca de 42 das novas contas de SMB foram constituídas por pessoas com idade inferior a 45 anos (32% em 2021) e o peso de contas de SMB constituídas por mulheres subiu para 56,1% (51% em 2021).Em 2022, o Banco de Portugal e o Alto Comissariado para as Migrações promoveram a divulgação da conta de SMB com o propósito de facilitar a inclusão financeira das populações migrantes.

As contas de SMB podem ter mais do que um titular, se ambos os titulares tiverem apenas esta conta ou se um dos titulares estiver abrangido pelas exceções previstas na lei. Em 2022, a utilização destas exceções permaneceu relativamente reduzida.

No final de 2022, 76% das contas de SMB existentes tinham apenas um titular. Do total de contas de SMB, 5% eram detidas por pessoas que tinham outras contas de depósito à ordem, por serem contitulares de pessoas com mais de 65 anos ou grau de invalidez igual ou superior a 60%. Apenas 1% das contas eram detidas por pessoas contitulares de outra conta de SMB com uma pessoa com mais de 65 anos ou grau de invalidez igual ou superior a 60%.

A maioria dos titulares de contas de SMB continuava a não ter outros produtos bancários na mesma instituição.

No final de 2022, 22% das contas de SMB eram tituladas por pessoas com contas de depósito a prazo na mesma instituição, e 15% eram detidas por clientes com produtos de crédito nessa instituição.