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Comunicado do Banco de Portugal sobre a Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal

O Banco de Portugal publica hoje a Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal, que apresenta a visão e as linhas de ação a desenvolver nos próximos cinco anos com o objetivo de capacitar a população para a utilização adequada de serviços financeiros digitais e reduzir a exclusão financeira digital. Pretende-se também contribuir para tornar os cidadãos mais resilientes a tentativas de fraude online e mais conscientes dos seus enviesamentos comportamentais no acesso a serviços financeiros em canais digitais. 

A Estratégia, desenhada com o apoio técnico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento na Europa (OCDE), no âmbito de um projeto financiado pela União Europeia através do Instrumento de Assistência Técnica da Direção-Geral de Apoio às Reformas Estruturais da Comissão Europeia, tem por base as conclusões do relatório da OCDE intitulado Digital financial literacy in Portugal: Relevance, evidence and provision (OCDE, 2023). Este estudo, publicado no dia 5 de abril, teve por base um questionário a parceiros nacionais, um workshop internacional de discussão dos resultados deste questionário e um inquérito à população portuguesa para aferir os seus níveis de literacia financeira digital. A análise revelou as lacunas existentes ao nível da atual oferta de formação financeira digital e as insuficiências de conhecimentos, comportamentos e atitudes de literacia financeira digital da população portuguesa.