Banco de Portugal publica relatório da conferência internacional “Supervisão Comportamental Bancária: novos desafios dez anos depois da crise financeira”
O Banco de Portugal publicou hoje o relatório da conferência internacional Supervisão Comportamental Bancária: novos desafios dez anos depois da crise financeira, que, no dia 25 de setembro de 2018, assinalou o 10.º aniversário do início da crise financeira internacional e da atribuição expressa ao Banco de Portugal do mandato de supervisão comportamental bancária.
A conferência reuniu, em Lisboa, oradores nacionais e internacionais numa reflexão sobre a agenda de trabalhos da supervisão comportamental e os crescentes desafios para a proteção dos consumidores de produtos e serviços financeiros, em particular os decorrentes da inovação financeira num contexto digital. Este evento permitiu também colocar a experiência portuguesa em perspetiva face às melhores práticas internacionais.
A reflexão foi organizada em três painéis dedicados às áreas que têm estruturado a atuação da supervisão comportamental do Banco de Portugal: “Regulação bancária: evolução recente e perspetivas futuras”, “Supervisão Comportamental: fiscalização num contexto digital” e “Formação financeira: os jovens na era digital”.
O relatório, prefaciado pelo Vice-Governador do Banco de Portugal Luís Máximo dos Santos, reúne as intervenções dos oradores que participaram na conferência:
Intervenção de abertura |
Painel I – Regulação bancária: evolução recente e perspetivas futuras |
Painel II – Supervisão comportamental: fiscalização num contexto digital |
Intervenção sobre a importância da formação financeira dos jovens |
Painel III – Formação financeira: os jovens na era digital |
Sessão de encerramento |