Banco de Portugal publica primeiro relatório de indicadores-chave de impacto ambiental dos ativos financeiros próprios
O Banco de Portugal publica o primeiro relatório de indicadores-chave de impacto ambiental dos ativos financeiros próprios. A publicação de indicadores-chave de impacto ambiental é um primeiro passo na medição e divulgação pública do impacto ambiental dos ativos financeiros próprios, em linha com o compromisso assumido pelo Eurosistema e com a “Carta de Princípios de Investimento Responsável”, cujos princípios orientadores preveem a medição e divulgação pública do impacto ambiental desses ativos.
As três principais métricas apresentadas são a Média Ponderada da Intensidade de Carbono (MPIC), o Total das Emissões de Carbono e a Pegada de Carbono. São incluídas duas métricas adicionais, a Intensidade de Carbono e a proporção de obrigações verdes detida.
A análise dos indicadores-chave de impacto ambiental do Banco de Portugal irá permitir definir as metas adequadas para as carteiras de ativos financeiros próprios, tendo em vista os objetivos de longo-prazo de alinhamento com a trajetória de aumento máximo da temperatura de 1,5°C, preconizada no Acordo de Paris e com os objetivos de neutralidade climática definidos pela União Europeia.