Está aqui

Banco de Portugal e FinTechs debatem as oportunidades do open banking e o sucesso do Portugal FinLab

O Banco de Portugal organizou em Lisboa, no dia 23 de maio, a terceira reunião com operadores FinTech para debater as oportunidades criadas com o open banking e efetuar um balanço do Portugal FinLab.

Esta reunião insere-se na estratégia que o Banco de Portugal tem prosseguido, de aproximação à inovação tecnológica no setor financeiro, e contou com a presença do Administrador do Banco de Portugal, Hélder Rosalino, que presidiu ao encontro.

O Banco de Portugal abordou os requisitos de funcionamento das interfaces de comunicação que suportam o acesso às contas de pagamento, permitem a prestação dos novos serviços de pagamento e, desta forma, marcam o início do open banking nesta área.  

Foi igualmente efetuado um balanço do Portugal FinLab, a plataforma de comunicação criada para os reguladores financeiros interagirem com as empresas com projetos inovadores, assente num ponto de contacto único com os diferentes reguladores financeiros nacionais e através da qual é proporcionada uma visão integrada dos requisitos necessários para a implementação dos projetos e clarificado o enquadramento estabelecido pela legislação e regulamentação portuguesas.