Está aqui

Banco de Portugal divulga DEI e Indicadores Coincidentes em conjunto

O Banco de Portugal divulga hoje o Indicador Diário de Atividade Económica (DEI) juntamente com os Indicadores Coincidentes.

Relembre-se que os indicadores coincidentes são indicadores compósitos mensais que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico. Assim, apresentam um perfil mais alisado e não se destinam a refletir em cada momento do tempo a evolução da taxa de variação homóloga do respetivo agregado de contas nacionais. Naturalmente, na atual conjuntura, face às variações bruscas e significativas da atividade económica, é expectável que ocorra um maior desfasamento face à evolução do agregado de referência e que se verifiquem revisões mensais nestes indicadores superiores às habituais.

Por seu turno, o DEI está mais capacitado para identificar atempadamente alterações bruscas na atividade económica, dada a sua natureza diária e pelo facto de utilizar dados divulgados com um curto desfasamento temporal face ao período de referência. Refira-se que a natureza diária do indicador acarreta uma componente irregular maior, pelo que se sugere o acompanhamento da média móvel semanal centrada. Naturalmente, os valores do DEI também podem ser revistos em resultado de revisões da informação de base ou da incorporação de nova informação.

Consulte:

Indicadores coincidentes - ver documento, ver ficheiro excel

Indicador diário de atividade económica - ver documento, ver ficheiro excel