Está aqui

Banco de Portugal divulga Carta de Princípios de Investimento Responsável

O Banco de Portugal publica a Carta de Princípios de Investimento Responsável que apresenta as orientações gerais da sua atuação tendo em vista a promoção da sustentabilidade ambiental, social e de governação no desempenho da sua missão.

A Carta reforça o empenho do Banco de Portugal em incrementar a responsabilidade social e a sustentabilidade nas dimensões de sustentabilidade ambiental, social e de governação (ESG, na sigla inglesa), tal como previsto no Plano Estratégico 21-25.

Os princípios orientadores da atuação do Banco de Portugal são: compromisso com a sustentabilidade e promoção do financiamento sustentável; adoção de estratégias de implementação do investimento responsável; medição e divulgação pública do impacto ambiental; evolução contínua.

A Carta de Princípios de Investimento Responsável do Banco de Portugal surge no quadro do documento Agir pela Sustentabilidade, publicado em janeiro de 2022, que apresenta a visão e as prioridades do Banco para os próximos quatro anos na promoção da sustentabilidade ambiental, social e de governação. A divulgação dos princípios orientadores de investimento responsável tinha já sido assumida na Declaração do Banco de Portugal sobre Ação Climática, publicada em novembro de 2021, por ocasião da COP26. A Carta enquadra-se ainda na posição conjunta subscrita pelo Eurosistema em fevereiro de 2021 relativamente ao investimento responsável e à divulgação pública de informação climática na gestão de ativos de investimento não relacionados com política monetária.