Está aqui

Banco de Portugal atualiza as séries longas do setor bancário português

O Banco de Portugal atualiza hoje as séries longas do setor bancário português com informação relativa a 2019. 

As séries longas são uma base de dados sobre o sistema bancário, que inclui informação histórica sobre indicadores financeiros, empréstimos a clientes e taxas de juro, recursos humanos, distribuição de agências e sistemas de pagamentos desde 1990.

Os dados agregados para todas as variáveis podem ser consultados aqui.

Com o objetivo de apoiar a produção de estudos relacionados com o sistema bancário, o Banco de Portugal disponibiliza esta base de dados para fins de investigação científica, facultando aos investigadores credenciados a informação necessária para os seus projetos a partir dos dados granulares originais, com salvaguarda da confidencialidade da informação. O acesso à base de dados é proporcionado através do BPLIM – Laboratório de Investigação em Microdados do Banco de Portugal. As condições de acesso podem ser consultadas no site do BPLIM.

As séries longas do setor bancário foram divulgadas, pela primeira vez, em 2019, com o intuito de dotar os analistas e os investigadores de informação integrada, consistente e escrutinada sobre o setor bancário em Portugal. A base de dados é atualizada anualmente.

Para mais informações sobre a base de dados e a metodologia utilizada na sua construção, sugere-se a consulta do documento Séries Longas – Setor Bancário Português 1990-2018, disponível em inglês.