Está aqui

Banco de Portugal assinou protocolo com o Governo para promover serviços mínimos bancários

O Banco de Portugal e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social vão trabalhar em parceria para promover os serviços mínimos bancários junto dos cidadãos. O protocolo de cooperação entre estas duas entidades foi assinado esta tarde pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e pelo Governador do Banco de Portugal.

A importância de divulgar os serviços mínimos bancários e de promover a literacia financeira é reconhecida pelo Governo e pelo Banco de Portugal, que têm realizado iniciativas conjuntas neste domínio, como foi a celebração de um acordo, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, para a inclusão de conteúdos de formação financeira nos cursos de formação profissional de adultos e jovens do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O protocolo agora celebrado prevê a realização de iniciativas conjuntas de promoção e de divulgação dos serviços mínimos bancários, incluindo por intermédio dos serviços de atendimento ao público da Segurança Social e do Instituto de Emprego e da Formação Profissional, que são interlocutores dos cidadãos destinatários dos serviços mínimos bancários. Em cumprimento das regras de acessibilidade, serão disponibilizados materiais em Língua Gestual Portuguesa e em Braille.

O protocolo de cooperação prevê também que o Banco de Portugal realize ações de formação para os colaboradores do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, do Instituto da Segurança Social, do IEFP e do Instituto Nacional para a Reabilitação, em particular para os colaboradores que têm contacto direto com o público.