Historical Archive
PT | EN

Operações Diversas

Available actions

Reader available actions

 

Operações Diversas

Description details

Description level

Subfond   Subfond

Reference code

PT/BP/BP-OD

Production dates

1846-11-27  to  1978 

Dimension and support

Livros e Caixas ; Centímetros

Biography or history

O Banco de Portugal, no início da sua atividade, era um banco comercial e banco emissor. Praticava o desconto de letras, emprestava sob penhor, recebia depósitos à ordem, abria créditos em conta corrente, assegurava empréstimos ao Governo, a outras entidades oficiais e à Casa Real. Todas estas operações eram executadas pela Contabilidade do Banco que, igualmente, elaborava toda a correspondência com particulares e empresas.

Na reorganização dos serviços, em 1888, faz-se referência à 2ª Repartição - a do Expediente -, que tinha diversas secções, cobrindo diversas áreas de atividade.

Em 1933, esta Repartição parece ter alterado a sua designação para Repartição de Operações e nela incluem-se as Divisões de Letras Descontadas, Transferências, Operações Cambiais, Informações e Responsabilidades, Carteiras, Valores à Cobrança e Expediente Diverso. Ao longo dos tempos, com o desenvolvimento da atividade do Banco e a necessidade de corresponder a novas atribuições, vão sendo criados e extintos vários serviços, que irão sofrer inúmeras alterações de designação, ou irão integrar-se noutras estruturas. Assim, a de Letras Descontadas, de Informações e Responsabilidades e de Carteiras irão integrar posteriormente a Direção de Serviços de Operações de Crédito; a de Transferências, foi extinta; a de Operações Cambiais integrar-se-á na Direção de Serviços de Operações Cambiais, Reserva Monetária e Relações com o Estrangeiro (ORE); a de Valores à Cobrança será extinta e os serviços integrados na Divisão de Operações Diversas; e a de Expediente Diverso será integrada na Contabilidade.

Arrangement

Cronológico e numérico

Alternative form available

Nenhuma