Historical Archive
PT | EN

Operações Cambiais

Available actions

Reader available actions

 

Operações Cambiais

Description details

Description level

Subfond   Subfond

Reference code

PT/BP/BP-OC

Production dates

1922-02-21     

Biography or history

Desde muito cedo, que as operações de câmbio, estiveram presentes na atividade do Banco, flutuando os resultados, conforme a conjuntura internacional, em princípio com a praça de Londres, alargando-se, mais tarde ao Brasil.

Em 1888, segundo a orgânica interna dos serviços, então criados, a Repartição do Expediente englobava as "Transferências, câmbios e cartas de crédito".

A Divisão de Câmbios, como estrutura autónoma, teve a sua origem em 1922, resultante do desdobramento da Divisão de Câmbios e Transferências. As suas atribuições estavam relacionadas com o serviço de câmbios e operações com o estrangeiro.

Mais tarde, surge com o nome de "Divisão de Operações Cambiais".

Em Janeiro de 1963, é criada a Direção de Serviços de Operações Cambiais, Reserva Monetária e Relações c/o Estrangeiro (ORE), onde a Divisão de Operações Cambiais é incorporada. Em 1973, a Divisão de Operações Cambiais é substituída pela Divisão de Expediente de Operações Cambiais e Interterritoriais.

Em 22 de Setembro de 1976, a Direção de Serviços de Operações Cambiais, Reservas Monetárias e Relações c/Estrangeiro passa a designar-se Direção de Serviços de Estrangeiro, Reserva Monetária e Controlo Cambial que no ano seguinte é extinta. Em substituição são criadas as Direções de Serviço de Estrangeiro e de Regime Cambial. Importa salientar que atualmente é o Departamento de Mercados e Gestão de Reservas o responsável pelo controlo e análise das operações da política monetária e cambial única.

Alternative form available

Nenhuma

Related material

BP-EE (Estatística) ; BP-Est (Estrangeiro)