Historical Archive
PT | EN

Companhia Auxiliar

Available actions

Reader available actions

 

Companhia Auxiliar

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/BP/CA

Production dates

1844-03-12  to  1845-08-21 

Dimension and support

5 Livros ; Papel

Biography or history

Em Fevereiro de 1844 o Governo pede autorização ao Parlamento para contrair um novo empréstimo até ao montante de 2 000 contos. Obtida a autorização, o Governo entra em negociações com o grupo de capitalistas que haviam formado a Companhia de Crédito Nacional e a Companhia União, do que resultou a criação de uma nova Companhia - a Auxiliar, aprovada, bem como os seus estatutos, por Portaria de 9 de Março, fixando-se o seu capital em 800 a 1 000 contos de réis.

Dos 5 elementos da direção, 2 são do Banco de Lisboa, mais uma vez presente na constituição destas companhias.

Um Decreto de 9 de Março também aprova as condições do contrato de empréstimo de 800 contos em dinheiro que a Companhia se propôs fazer com o Governo, tendo-se celebrado a 9 de Maio um contrato adicional a este, para o empréstimo de 200 contos, perfazendo-se assim o total de 1 000 contos, garantidos por Bilhetes do Tesouro que o Governo criava.

Ao fim de pouco mais de um ano, a Companhia dissolveu-se, tendo realizado lucros bastante satisfatórios.

A sua documentação, num total de 5 volumes, encontra-se no Arquivo Histórico desde Setembro de 1979 por ter vindo juntamente com a proveniente do Banco de Lisboa, abrangendo todo o período de funcionamento da Companhia, e nela está retratada toda a vida da Instituição.

Alternative form available

Total