Historical Archive
PT | EN

Companhia Confiança

Available actions

Reader available actions

 

Companhia Confiança

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/BP/CC

Production dates

1838-03-26  to  1845-09-08 

Dimension and support

30 Livros; Papel

Biography or history

Em Janeiro de 1838 o Banco de Lisboa e a Associação Mercantil de Lisboa propõem às Cortes algumas medidas para fazer face à grave crise que o país atravessava. Numa dessas medidas prevê-se a criação de uma Companhia, cujos fundos seriam fornecidos pelo Banco de Lisboa e pelos capitalistas e comerciantes que se quisessem associar, com o fim de emprestar ao Governo 2 400 contos de réis.

Em sessão de 19 de Fevereiro as Cortes aprovam a constituição da Companhia e por Portaria de 2 de Março são aprovadas as condições de organização da Companhia denominada Companhia Confiança.

A 26 de Março é celebrado o contrato de empréstimo com o Governo, pelo qual a Companhia se obriga a emprestar 2 400 contos de réis reembolsáveis por rendimentos públicos que davam entrada nas Contadorias e Recebedorias Distritais.

Por Portaria de 20 de Novembro são aprovadas as condições de uma "2ª associação" para fazer um novo empréstimo ao Governo, este de 830 contos de réis e cujo contrato foi celebrado a 23 do mesmo mês.

A Portaria de 19 de Dezembro de 1840 aprova as condições de organização de uma "3ª associação", desta vez para fazer um empréstimo de 630 contos cujo contrato é celebrado nesse mesmo dia 19.

Em 1841 forma-se ainda uma "4ª associação", cujas condições são aprovadas por Portaria de 24 de Maio, destinada a fornecer ao Governo 420 contos.

Cada uma destas “associações” tem na escrita da Companhia uma vida autónoma, permanecendo comuns o nome da Companhia, a direção e os acionistas.

A sua atividade cessa em 1845, reembolsada dos empréstimos que fizera e apresentando um lucro satisfatório.

Tendo funcionado nas instalações do Banco de Lisboa, o seu arquivo nele permaneceu, encontrando-se no Arquivo Histórico desde Setembro de 1979. A documentação, num total de 30 livros abrange todo o período de existência da Companhia, dando-nos conta de toda a sua atividade.

Alternative form available

Total