A necessidade de contacto com as mais diversas entidades estrangeiras foi desde sempre uma necessidade do Banco, tanto a nível institucional como a nível comercial.
Se, inicialmente, essa competência estava associada ao Secretariado Geral e ao Serviço de Estrangeiro, a partir de Janeiro de 1963, com a extinção do Secretariado Geral e a reestruturação do Serviço de Estrangeiro, surgiu o ORE - Direção de Serviços de Operações Cambiais, Reserva Monetária e Relações com o Estrangeiro, que assimilou as competências de correspondência e contacto com os mais diversos organismos estrangeiros e com as colónias ultramarinas.
No decurso dos anos seguintes, o serviço com o estrangeiro foi sofrendo algumas adaptações associadas à extinção da atividade comercial do Banco de Portugal e à sua consequente afirmação enquanto banco emissor e regulador.
Com a profunda reestruturação de serviços do Banco ocorrida em Dezembro de 1980, é criado o Departamento de Relações com Organismos Internacionais, serviço este que assimilou algumas das competências do antigo ROI - Direção de Serviços de Relações com Organismos Internacionais, organismo que se encontrava integrado no Departamento de Estrangeiro.
O Conselho de Administração, em 26 de Fevereiro de 1987, decidiu proceder à fusão deste departamento com o Departamento de Secretariado Geral dando origem ao Departamento de Secretariado Geral e Relações Internacionais (DSI).
Em 04 de Julho de 1991, o Conselho de Administração extinguiu o DSI criando em sua substituição o GAB - Gabinete do Governador e o SEC - Secretariado dos Conselhos.