Historical Archive
PT | EN

Caixa Económica Social

Available actions

Reader available actions

 

Caixa Económica Social

Description details

Description level

Subsubfond   Subsubfond

Reference code

PT/BP/BP-DSP-CESOC

Production dates

1931-05-22  to  1931-05-22 

Dimension and support

1 Caixa ; Papel

Biography or history

A Caixa Económica Social, anexa à Associação de Socorros Mútuos Fúnebre Familiar de Ambos os sexos no Porto, foi criada em 1906, possuindo a sua sede na cidade do Porto, à Rua do Poço das Patas.

Fundada em 7 de maio de 1876, e então designada de Associação de Socorros Mútuos Fúnebre Familiar de Ambos os Sexos no Porto, através da quotização dos seus associados, tinha por missão inicial a concessão de subsídios de funeral, por morte dos associados ou familiares destes. Com o alargamento do âmbito da sua ação ao apoio social, aos cuidados de saúde e à educação e formação, a instituição passa a designar-se Previdência Familiar do Porto – Associação de Socorros Mútuos, sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social ainda hoje ativa.

À semelhança de outras instituições análogas da época, a Caixa Económica Social tinha por missão a captação de recursos junto das famílias mais carenciadas de modo a incitar o espírito de economia, concedendo juros pelos depósitos recebidos, aplicar produtivamente esses investimentos, assim como auxiliar a associação a que está anexa, através dos lucros obtido.

Para o desempenho da sua missão, a Caixa Económica Social estava autorizada a constituir depósitos à ordem e a prazo, assim como a conceder empréstimos sobre penhores de joias e metais preciosos, hipotecas e papéis de crédito. Podia também proceder ao desconto de letras, facto este que origina a publicação da Circular nº 223, de 25 de abril de 1931, da Direção do Instituto de Seguros Sociais Obrigatórios e de Previdência Geral, que recomenda a eliminação do desconto de letras das atividades realizadas, devido ao risco envolvido.

Atualmente, a caixa económica ainda se encontra em atividade, instalada na Rua Coelho Neto, no Porto, disponibilizando aos associados da Previdência Familiar do Porto e aos seus clientes dois tipos de serviços: depósitos à ordem e a prazo e empréstimos sobre penhor de metais e pedras preciosas.

Arrangement

Cronológico

Alternative form available

Nenhuma