A Caixa Económica do Porto encontrava-se anexa à Sociedade de Beneficência Fúnebre Familiar, associação de socorros mútuos fundada em 01 de janeiro de 1877, na cidade do Porto, na Rua dos Caldeireiros, onde instalou a sua primitiva sede. Inicialmente denominada Sociedade Fúnebre Familiar de Beneficência, em maio de 1904, por Alvará régio, a denominação é alterada para Sociedade de Beneficência Fúnebre Familiar - Associação de Socorros Mútuos. Por Alvará de 27 de novembro de 1961, foram aprovados os novos Estatutos e a Associação passou e denominar-se A Beneficência Familiar - Associação de Socorros Mútuos.
Na génese da sua criação estava o auxílio pecuniário aos funerais dos seus associados. Vai posteriormente alargar a sua ação à prestação de serviços clínicos e assistência médica e medicamentosa e, mais recentemente, ao apoio social dos seus membros e familiares.
Por Alvará régio de 24 de agosto de 1905 (Diário do Governo nº 199, de 05 de setembro de 1905) foram aprovados os estatutos da Caixa Económica do Porto, com o objetivo de aceitar o depósito de capitais com vencimento de juros, dar aplicação produtiva a esses capitais e auxiliar, com os lucros, a associação à qual é anexa, no cabal desempenho da sua missão de prestação e assistência social. O capital da caixa económica era ilimitado e dividido em fixo e circulante.
A Caixa Económica do Porto presta um importante auxílio no financiamento e desenvolvimento d`A Beneficência Familiar.