Historical Archive
PT | EN

Caixa Económica de Abrantes

Available actions

Reader available actions

 

Caixa Económica de Abrantes

Description details

Description level

Subsubfond   Subsubfond

Reference code

PT/BP/BP-DSP-CEA

Production dates

1935-01-30  to  1935-01-30 

Dimension and support

1 Caixa ; Papel

Biography or history

A Caixa Económica de Abrantes encontrava-se anexa ao Montepio Abrantino Soares Mendes, associação familiar de socorros mútuos.

O Montepio Abrantino Soares Mendes foi fundado em 29 de setembro de 1856, em Abrantes, tendo sido muitas vezes invocada a sua antiguidade e utilidade como associação de socorros mútuos regional, face aos bons serviços prestados aos seus associados na área da prestação de cuidados de saúde. Caracterizava-se por ser uma associação mutualista onde os associados pagavam uma quota anual beneficiando dos vários serviços disponibilizados.

Associada à reforma estatuária do Montepio Abrantino, em 1904, foi criada a Caixa Económica de Abrantes, uma instituição inserida num meio essencialmente agrícola, e que se encontrava ao serviço dos associados do Montepio.

As principais operações realizadas pela Caixa Económica de Abrantes centravam-se na receção de depósitos, com vencimento de juros, e na realização de empréstimos, sobre garantias hipotecárias e penhores.

Nem sempre o desenvolvimento da instituição foi uma constante. Os primeiros anos, conturbados pelas crises políticas, económicas e financeiras que abalaram o País e pela desconfiança da população face à instituição, apenas permitiram ténues lucros.

Progressivamente vai reforçando o seu património imobiliário e fortalecendo o seu capital social ganhando mais adeptos e solidez financeira. Na década de 60 do séc XX a moderação nas atividades e o crescente dos lucros refletem uma gestão cuidadosa na concessão de créditos.

No entanto, a concorrência da banca comercial, que desde os princípios da década de 80 se fez sentir, com a instalação de inúmeras agências na cidade de Abrantes, contribuíram na secundarização da instituição financeira abrantina.

Tanto o Montepio como a Caixa Económica que lhe é anexa estão em funcionamento, com as instalações atuais no Largo General Avelar Machado, em Abrantes.

Arrangement

Cronológico

Alternative form available

Nenhuma