Historical Archive
PT | EN

Caixa Económica da Sociedade Cooperativa "Previdência Operária"

Available actions

Reader available actions

 

Caixa Económica da Sociedade Cooperativa "Previdência Operária"

Description details

Description level

Subsubfond   Subsubfond

Reference code

PT/BP/BP-DSP-CESCPO

Production dates

1944-12-14  to  1952-02-05 

Dimension and support

1 Caixa ; Papel

Biography or history

Em 22 de junho de 1912, publicado no Diário do Governo nº 148, II série, de 26 de junho, o Ministro das Finanças autorizava a constituição de uma secção de caixa económica anexa à Sociedade Cooperativa “Previdência Operária”, instituição criada em 1907, na cidade da Horta, na Ilha do Faial, Açores.

A Sociedade Cooperativa “Previdência Operária” era norteada pelo profundo espírito cooperativista da época, sendo constituída somente por operários. A sociedade tinha por objetivos a prestação de auxílio aos operários em situações de desemprego, a prestação de cuidados médicos e medicamentosos e, em caso de falecimento, subsidiar as respetivas famílias com meios pecuniários.

Destinada a efetuar operações bancárias, a Caixa Económica da Sociedade Cooperativa “Previdência Operária” foi fundada em 06 de setembro de 1912, como forma de dar cabal desempenho à missão da Sociedade Cooperativa. Com a sede instalada na Praça da República, na Horta, a Caixa Económica recebia depósitos à ordem ou a prazo, com juros vencidos, efetuava operações de desconto e redesconto de letras e emprestava sobre caução ou hipotecas.

Durante algumas décadas do século XX, tanto a Sociedade Cooperativa como a “Caixa Operária” (assim designadas pela população) prestaram relevantes serviços não só aos sócios mas também a toda comunidade faialense. No entanto, em 1996, lutando com dificuldades, foi integrada na Caixa Económica de Angra do Heroísmo.

Arrangement

Cronológico

Alternative form available

Nenhuma