A Caixa Económica da Guarda foi fundada em 01 de janeiro de 1904, data em que iniciou as suas operações. Não obstante, o Alvará de 14 de outubro de 1903, tinha já aprovado os estatutos pelos quais se iria reger.
Tinha como objetivo incitar o espírito de economia, dando aplicação produtiva aos depósitos de que era aceitante.
Funcionava como uma instituição bancária, pois aceitava depósitos e pagava juros, concedia empréstimos sobre penhores ou hipotecas e descontava letras e livranças.
Tinha a sua sede na Guarda, à Rua Vasco da Gama, e um capital ilimitado, dividido em fixo e circulante. A Caixa Económica encontrava-se anexa à Associação de Socorros Mútuos Montepio Egitaniense (inicialmente denominada Real Montepio Egytanienese), fundada em 29 de junho de 1866.
Embora longa no tempo, a vida da instituição foi sempre difícil, principalmente nos últimos anos, devido à forte concorrência de outras entidades bancárias da praça.
Foram encetadas negociações com o Montepio Geral no sentido da integração dos sócios do Montepio Egitaniense e dos depósitos da Caixa Económica da Guarda nesta instituição. Em 01 de março de 2000 foi oficializada a reestruturação da instituição egitaniense.