Historical Archive
PT | EN

Caixa Económica da Guarda

Available actions

Reader available actions

 

Caixa Económica da Guarda

Description details

Description level

Subsubfond   Subsubfond

Reference code

PT/BP/BP-DSP-CEG

Production dates

1926-10-04  to  1943-01-30 

Dimension and support

1 Caixa ; Papel

Biography or history

A Caixa Económica da Guarda foi fundada em 01 de janeiro de 1904, data em que iniciou as suas operações. Não obstante, o Alvará de 14 de outubro de 1903, tinha já aprovado os estatutos pelos quais se iria reger.

Tinha como objetivo incitar o espírito de economia, dando aplicação produtiva aos depósitos de que era aceitante.

Funcionava como uma instituição bancária, pois aceitava depósitos e pagava juros, concedia empréstimos sobre penhores ou hipotecas e descontava letras e livranças.

Tinha a sua sede na Guarda, à Rua Vasco da Gama, e um capital ilimitado, dividido em fixo e circulante. A Caixa Económica encontrava-se anexa à Associação de Socorros Mútuos Montepio Egitaniense (inicialmente denominada Real Montepio Egytanienese), fundada em 29 de junho de 1866.

Embora longa no tempo, a vida da instituição foi sempre difícil, principalmente nos últimos anos, devido à forte concorrência de outras entidades bancárias da praça.

Foram encetadas negociações com o Montepio Geral no sentido da integração dos sócios do Montepio Egitaniense e dos depósitos da Caixa Económica da Guarda nesta instituição. Em 01 de março de 2000 foi oficializada a reestruturação da instituição egitaniense.

Arrangement

Cronológico

Alternative form available

Nenhuma

Related material

Para informações complementares ver também IGCS/CERPSMB - Caixa Ecónómica "A Resistente da Póvoa de São Martinho do Bispo" e IGCS/CEAVEI - Caixa Económica de Aveiro.