A Caixa Económica Comercial e Industrial encontrava-se anexa ao Montepio Comercial e Industrial, associação de socorros mútuos com sede em Lisboa.
As origens do Montepio remontam a 17 de agosto de 1899, quando foi criado por Alvará régio com a designação de Montepio Comercial e Industrial - Associação de Socorros Mútuos. Era uma sociedade de capital indeterminado e número indefinido de associados.
Tinha como principais objetivos, a complementaridade dos sistemas públicos de segurança e de saúde, sendo a Caixa Económica anexa, um meio para o Montepio se financiar e atingir os seus objetivos nos inúmeros apoios, que prestava aos associados na saúde, velhice e doença.
Atualmente, o Montepio sendo uma instituição particular de solidariedade social, é tutelada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, através da Direção Geral dos Regimes da Segurança Social, mantendo inalterada a sua missão.
No que respeita à Caixa Económica, desconhecemos a data concreta da criação, mas em 1935 já se encontrava aberta e organizada com regulamento próprio. Contudo, sabemos que as suas principais operações consistiam na receção de depósitos e na concessão de empréstimos.
Pelo Despacho Normativo 224/77, a Caixa Económica é autorizada a participar no sistema de poupança-crédito criado pelo Decreto-Lei nº 540/76, de 09 de julho, destinado aos emigrantes, cumprindo todo o disposto contemplado no Despacho Normativo 223/77, que regula estas operações.
Em 1997, o Montepio Geral adquiriu alguns ativos e passivos da instituição.