Historical Archive
PT | EN

Caixa Económica Comercial e Industrial

Available actions

Reader available actions

 

Caixa Económica Comercial e Industrial

Description details

Description level

Subsubfond   Subsubfond

Reference code

PT/BP/BP-DSP-CECI

Production dates

1959-04-17  to  1959-04-17 

Dimension and support

1 Caixa ; Papel

Biography or history

A Caixa Económica Comercial e Industrial encontrava-se anexa ao Montepio Comercial e Industrial, associação de socorros mútuos com sede em Lisboa.

As origens do Montepio remontam a 17 de agosto de 1899, quando foi criado por Alvará régio com a designação de Montepio Comercial e Industrial - Associação de Socorros Mútuos. Era uma sociedade de capital indeterminado e número indefinido de associados.

Tinha como principais objetivos, a complementaridade dos sistemas públicos de segurança e de saúde, sendo a Caixa Económica anexa, um meio para o Montepio se financiar e atingir os seus objetivos nos inúmeros apoios, que prestava aos associados na saúde, velhice e doença.

Atualmente, o Montepio sendo uma instituição particular de solidariedade social, é tutelada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, através da Direção Geral dos Regimes da Segurança Social, mantendo inalterada a sua missão.

No que respeita à Caixa Económica, desconhecemos a data concreta da criação, mas em 1935 já se encontrava aberta e organizada com regulamento próprio. Contudo, sabemos que as suas principais operações consistiam na receção de depósitos e na concessão de empréstimos.

Pelo Despacho Normativo 224/77, a Caixa Económica é autorizada a participar no sistema de poupança-crédito criado pelo Decreto-Lei nº 540/76, de 09 de julho, destinado aos emigrantes, cumprindo todo o disposto contemplado no Despacho Normativo 223/77, que regula estas operações.

Em 1997, o Montepio Geral adquiriu alguns ativos e passivos da instituição.

Arrangement

Cronológico

Alternative form available

Nenhuma