Historical Archive
PT | EN

António José Lopes Gomes

Available actions

Reader available actions

 

António José Lopes Gomes

Description details

Description level

Subsubfond   Subsubfond

Reference code

PT/BP/BP-DSP-AJLG

Production dates

1934-12-19  to  1977-01-01 

Dimension and support

1 Caixa ; Papel

Biography or history

Em 19 de dezembro de 1934 António José Lopes Gomes, de Valença, requere junto da Inspeção do Comércio Bancário autorização para o exercício da atividade cambista na estação de caminho de ferro e ponte internacional de Valença.

Por despacho ministerial de 18 de janeiro de 1935 é autorizado a exercer a indústria de câmbios tendo-lhe sido fixada a caução de 20.000$00. Face à importância elevada da caução estabelecida e ao fraco movimento fronteiriço, o cambista requere a sua redução para 10.000$00, pretensão que lhe é indeferida por despacho ministerial de 25 de janeiro de 1935.

Em 22 de fevereiro de 1935 é emitida a licença para que António José Lopes Gomes pudesse negociar em títulos, cupões, ouro, prata e moedas nacionais, e moedas e notas estrangeiras, bem como a compra e venda de títulos estrangeiros devidamente selados e cupões desses títulos, devendo a cobrança ser efetuada por intermédio dos bancos e banqueiros autorizados.

António José Lopes Gomes, juntamente com Roberto Goni Andres, a 09 de fevereiro de 1953, constituíram uma sociedade por quotas, de responsabilidade limitada, sob a designação de Gomes & Roberto, Limitada, com sede provisória em Valença e com o capital social de 40.000$00. António José Lopes Gomes, em requerimento de 12 de fevereiro desse ano, solicita que a autorização de que é portador seja transferida para a nova sociedade, pretensão que não foi atendida. Desconhece-se se a data de dissolução desta sociedade.

Em 14 de outubro de 1954, procurando dar maior dinâmica ao seu negócio, António José Lopes Gomes constitui com Manuel da Silva Peixoto uma sociedade por quotas sob a denominação de M. S. Peixoto & Gomes, Limitada, com sede provisória em Valença e capital social de 50.000$00. Em requerimento de 16 de fevereiro de 1955 requere a transferência da sua licença de cambista para esta nova sociedade pedindo simultaneamente a transferência da sede e da atividade para a cidade do Funchal. Novamente, a pretensão é indeferida. Desconhece-se se a data de dissolução desta nova sociedade.

Não temos conhecimento sobre a atividade posterior do cambista, nem da data da cessão da indústria. Em 1977 a caução prestada para o exercício da atividade encontrava-se por restituir ao próprio.

Arrangement

Cronológico

Alternative form available

Nenhuma

Related material

Para informações complementares, ver também BP/DSP/CMIN - Cinco Minutos, Limitada.