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Central de Responsabilidades de Crédito

Nota: A informação que consta do mapa de responsabilidades de crédito é da exclusiva responsabilidade das instituições que concedem os créditos (instituições participantes) e que a comunicam ao Banco de Portugal. Deste modo, compete exclusivamente às instituições participantes alterar ou retificar a informação pela qual são responsáveis.

Conheça as suas responsabilidades de crédito:

1. Leia atentamente as condições de acesso à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) e, se concordar, aceite as condições.
2. Após aceitar as condições, clique em “obter mapa”. Se desejar obter informação histórica sobre as suas responsabilidades de crédito, selecione a opção correspondente e indique o mês e o ano pretendido.
3. Autentique-se utilizando as credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
4. Abra (open) ou guarde (save) o ficheiro em formato PDF com o mapa de responsabilidades de crédito.
5. No final feche a sessão segura e, para sua segurança, apague o ficheiro PDF com o mapa de responsabilidades de crédito guardado na pasta de ficheiros temporários da internet.

A CRC do Banco de Portugal permite a consulta de informação até um período máximo de 5 anos.
Qualquer pedido de esclarecimento sobre a Central de Responsabilidades de Crédito deve ser remetido para o endereço de correio eletrónico info@bportugal.pt.

Perdeu a conta aos seus créditos? Veja o vídeoSaiba interpretar o seu mapaPerguntas frequentes



1. Responsável, fundamento e finalidade do tratamento de dados pessoais

O Banco de Portugal, pessoa coletiva de direito público com sede na Rua do Comércio, n.º 148, 1100-150, Lisboa, trata os dados pessoais recolhidos, na base de dados da Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), no respeito pelo Decreto-Lei n.º 204/2008 de 14 de outubro e de acordo com os princípios e regras decorrentes da legislação europeia e nacional sobre proteção de dados pessoais, em especial do Regulamento (UE) 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016.
O Banco de Portugal trata os dados pessoais estritamente necessários, adequados e pertinentes à prossecução das finalidades de interesse público que lhe são atribuídas por lei, ao abrigo de poderes de autoridade pública e no cumprimento de uma obrigação legal.

2. Conservação dos dados pessoais

Os dados pessoais recolhidos pelo Banco de Portugal são conservados durante o período de tempo estritamente necessário à prossecução das finalidades da CRC, o qual, tal como definido pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, é de cinco anos.

3. Destinatários dos dados pessoais
Os dados pessoais recolhidos pelo Banco de Portugal no contexto do funcionamento da CRC podem ser comunicados às entidades participantes nesta Central, designadamente:
• Instituições autorizadas a conceder crédito com sede em Portugal
• Sucursais de instituições com sede no estrangeiro autorizadas a conceder crédito em Portugal
• Outras entidades, designadas pelo Banco de Portugal, que exerçam funções de concessão de crédito ao abrigo de regimes especiais ou outras funções associadas à aquisição de créditos originalmente concedidos pelo setor financeiro.

4. Transferência de dados pessoais
Os dados pessoais recolhidos pelo Banco de Portugal no contexto do funcionamento da CRC podem ser transferidos para as autoridades que, nos termos legais, solicitem ao Banco de Portugal o envio de dados pessoais que constem da base de dados CRC.

5. Direitos dos titulares dos dados pessoais
Informamos ainda que, nos termos previstos no Decreto-lei n.º 204/2008, de 14 de Outubro e do Regulamento, tem direito:
• A solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito;
• À limitação e oposição ao tratamento.
Nos termos do Decreto-Lei n.º 204/2008, de 14 de outubro, os direitos à retificação e ao apagamento deverão ser exercidos junto da instituição participante responsável pela comunicação dos dados ao Banco de Portugal, que se limita a centralizá-los.
Em relação aos direitos de limitação e oposição, o seu exercício está limitado à prossecução do interesse público pelo Banco de Portugal, de acordo com o estabelecido na legislação aplicável.

6. Contactos para o exercício dos direitos
Para o exercício dos seus direitos, os titulares dos dados pessoais podem dirigir-se à Encarregada da Proteção de Dados do Banco de Portugal. Para o efeito, devem preencher o formulário disponibilizado para o efeito e proceder à sua entrega nas instalações do Banco de Portugal ou ao seu envio para os seguintes endereços:
Correio eletrónico: encarregado.protecao.dados@bportugal.pt
Correio postal: Gabinete de Proteção de Dados do Banco de Portugal. Rua do Comércio, 148, 1100-150 Lisboa

7. Reclamação para a autoridade de controlo
Os titulares dos dados pessoais têm ainda o direito de apresentar uma reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), enquanto autoridade de controlo.
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