Inflação

 

Caracterização sumária da informação estatística

 

Descrição

Os índices de preços no consumidor (IPC) são indicadores construídos para medir as alterações no tempo dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de despesa das famílias.

Os índices harmonizados de preços no consumidor (IHPC) são desenhados para comparações internacionais da taxa de inflação. O IHPC foi utilizado para avaliar a convergência em relação ao critério de estabilidade dos preços do Tratado de Maastricht. A partir de Janeiro de 1999, o índice harmonizado é o indicador utilizado pelo BCE para medir a inflação na área do euro.

Informação disponível

Variações em cadeia, homóloga e média dos índices de preços no consumidor (IPC) e índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC).

Índice harmonizado de preços no consumidor por agregados.

Índice de preços no consumidor por classes.

Taxas de variação homóloga e média dos índices harmonizados de preços no consumidor dos países da União Europeia. Inclui também informação sobre deflatores do PIB, corrigidos das variações sazonais.

Enquadramento legal e institucional

 

Enquadramento legal de suporte à produção e disseminação das estatísticas

Consultar o INE.

Integridade

 

Acessos privilegiados à informação antes da sua divulgação pública

Consultar o INE.

Fornecimento aos utilizadores de informação sobre revisões e alterações metodológicas

Consultar o INE.

Aspectos metodológicos

 

Âmbito, conceitos e definições

Consultar o INE, “Índice de Preços no Consumidor, Base 2002, Nota Metodológica”, Fevereiro 2003.

Métodos e fontes utilizadas na produção das estatísticas

Consultar o INE.

Utilidade

 

Periodicidade

Mensal

Pontualidade

O índice de preços no consumidor é divulgado ao público pelo INE no décimo dia útil do mês seguinte.

Política de revisões

Não se aplica.

Acessibilidade

 

Calendário de disseminação aos vários utilizadores

O Banco de Portugal disponibiliza um calendário de divulgação das estatísticas no seu sítio na internet (https://www.bportugal.pt/).

A informação estatística é difundida no sítio do Banco de Portugal na internet (https://www.bportugal.pt/) simultaneamente para todos os utilizadores.

Formatos de disseminação

Estas estatísticas estão disponíveis numa base mensal através do novo sistema de Estatísticas online do Banco de Portugal.

Esta informação está também disponível, mensalmente, no “Boletim Estatístico” e, em parte, nos “Indicadores de Conjuntura” do Banco de Portugal, em papel e na internet (https://www.bportugal.pt/). No caso do “Boletim Estatístico”, existe ainda uma versão em CD-ROM. A partir das versões electrónicas existe a possibilidade de download dos ficheiros em formato csv com os dados e correspondente metainformação.

Informação estatística sobre índices de preços no consumidor é igualmente difundida no “Relatório Anual” do Banco de Portugal.

Contactos

Telefone:  + 351 21 3130320

Fax:         + 351 21 3128477

E-mail:      distat@bportugal.pt

 

Actualizado em 2005/09/30