Estatísticas da  Emissão Monetária

 

Caracterização sumária da informação estatística

 

Descrição

As Estatísticas da Emissão Monetária traduzem um conjunto de informação não financeira sobre Notas e Moedas, associada às principais fases do ciclo de vida do numerário.

Informação disponível

Numerário colocado em circulação (notas e moedas).

Depósitos e levantamentos (notas e moedas).

Sistemas de escolha, notas contrafeitas e escudos por recolher (notas).

Moedas de colecção emitidas (moedas).

Enquadramento legal e institucional

 

Enquadramento legal de suporte à produção e disseminação das estatísticas

A actividade de emissão monetária do Banco de Portugal encontra-se consagrada no Capítulo III da Lei Orgânica do Banco de Portugal, aprovada pela Lei n.º 5/98, de 31 de Janeiro, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Leis n.º 118/2001, de 17 de Abril, 50/2004, de 10 de Março e 39/2007, de 20 de Fevereiro.

 

Neste âmbito, o Banco de Portugal tem a responsabilidade de assegurar a emissão monetária e a colocação em circulação da moeda legal necessária à economia nacional, no quadro e segundo as regras de actuação definidas para os Bancos Centrais Nacionais (BCN) participantes do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC).

 

A informação disponibilizada no âmbito das Estatísticas de Emissão Monetária é coligida e/ou produzida pelo Banco de Portugal tendo em vista o suporte à área de missão bem como assegurar o reporte interno e externo, em particular o reporte ao BCE.

Integridade

 

Acessos privilegiados à informação antes da sua divulgação pública

Nenhuma entidade externa ao Banco de Portugal tem acesso à informação estatística antes da sua divulgação pública.

Fornecimento aos utilizadores de informação sobre revisões e alterações metodológicas

O Banco de Portugal publica, sempre que considerado relevante, notas informativas no Boletim Estatístico e no seu sítio na Internet quando ocorrem revisões à informação estatística, quer por alteração da informação de base, quer na sequência de alterações metodológicas.

Aspectos metodológicos

 

Âmbito, conceitos e definições

 

Para mais informação sobre os âmbitos, conceitos e definições, e métodos e fontes utilizados, consultar o “Documento Metodológico” relativo às estatísticas da emissão monetária.

Métodos e fontes utilizadas na produção das estatísticas

Utilidade

 

Periodicidade

 Mensal, semestral e anual.

Pontualidade

Os dados mensais, semestrais e anuais são divulgados na 3ª semana após o período de referência.

Política de revisões

 Não aplicável.

Acessibilidade

 

Calendário de disseminação aos vários utilizadores

O Banco de Portugal disponibiliza um calendário de divulgação das estatísticas no seu sítio na internet (https://www.bportugal.pt/).

A informação estatística é difundida no sítio do Banco de Portugal na internet (https://www.bportugal.pt/) simultaneamente para todos os utilizadores.

Formatos de disseminação

As Estatísticas da Emissão Monetária estão disponíveis numa base mensal através do novo sistema de Estatísticas online do Banco de Portugal.

Esta informação está também disponível, mensalmente, no “Boletim Estatístico” do Banco de Portugal, em papel e na internet (https://www.bportugal.pt/). No caso do “Boletim Estatístico”, existe ainda uma versão em CD-ROM. A partir das versões electrónicas existe a possibilidade de download dos ficheiros em formato csv com os dados e correspondente metainformação.

Informação estatística sobre a emissão monetária é igualmente publicada no “Relatório Anual” do Banco de Portugal.

Contactos

Telefone:  + 351 21 3130320

E-mail:      distat@bportugal.pt

 

Actualizado em 2009/12/28