Estatísticas bancárias internacionais em base consolidada

 

Caraterização sumária da informação estatística

 

Descrição

As estatísticas bancárias internacionais em base consolidada fornecem informação sobre a exposição dos bancos portugueses ao risco-país associada às posições em fim de período dos ativos financeiros (exceto derivados financeiros) detidos por via da sua atividade internacional, incluindo os ativos internacionais das filiais e sucursais localizadas no exterior.

Informação disponível  

Informação trimestral a partir do 4º trimestre de 2004.

Enquadramento legal e institucional

 

Enquadramento legal de suporte à produção e disseminação das estatísticas

Nos termos do Artigo 13º da Lei Orgânica do Banco de Portugal, aprovada pela Lei n.º 5/98, de 31 de Janeiro, com as alterações subsequentes, compete ao Banco de Portugal a compilação das estatísticas bancárias internacionais em base consolidada.

A Instrução nº 20/2004 do Banco de Portugal regulamenta o reporte de informação tendo em vista a compilação de estatísticas bancárias internacionais em base consolidada, no intuito de satisfazer os compromissos assumidos junto do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS), que recolhe e dissemina esta informação a nível internacional.

Integridade

 

Acessos privilegiados à informação antes da sua divulgação pública

Nenhuma entidade externa ao Banco de Portugal tem acesso à informação estatística antes da sua divulgação pública.

Fornecimento aos utilizadores de informação sobre revisões e alterações metodológicas

O Banco de Portugal publica, sempre que considerado relevante, notas informativas no Boletim Estatístico e no seu sítio na internet quando ocorrem revisões à informação estatística, quer por alteração da informação de base, quer na sequência de alterações metodológicas.

O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) define as orientações gerais do reporte destas estatísticas no documento Guidelines for reporting the BIS international banking statistics (http://www.bis.org/statistics/bankstatsguide.pdf).

A publicação dos dados do primeiro trimestre de 2017 incorpora revisões em resultado das novas orientações do Banco de Pagamentos Internacionais.

Aspetos metodológicos

 

Âmbito, conceitos e definições

A compilação das estatísticas bancárias internacionais em base consolidada é consistente com as orientações gerais definidas internacionalmente, em particular com as recomendações das Guidelines for reporting the BIS international banking statistics do Banco de Pagamentos Internacionais e que podem ser consultadas no sítio da internet: http://www.bis.org/statistics/bankstatsguide.pdf.

Adicionalmente o Banco de Portugal disponibiliza a Nota de Informação Estatística nº 13/15 “Estatísticas sobre ativos financeiros internacionais dos bancos portugueses em base consolidada” onde descreve sumariamente o âmbito destas estatísticas. Os conceitos e definições podem ser consultados no “Manual de procedimentos para as estatísticas bancárias internacionais em base consolidada” de Julho de 2005, documento anexo à Instrução nº 20/2004.

Métodos e fontes utilizadas na produção das estatísticas

Na compilação das estatísticas bancárias internacionais em base consolidada é utilizada informação de posições em fim de trimestre dos ativos financeiros internacionais registados no balanço consolidado dos bancos com sede em Portugal.

Utilidade

 

Periodicidade

Trimestral.

Pontualidade

A informação estatística é difundida no sítio do Banco de Portugal na internet (https://www.bportugal.pt/) quatro meses após o período de referência.

Política de revisões

A informação relativa ao último trimestre publicado pode ser revista aquando da divulgação dos trimestres seguintes.

Acessibilidade

 

Calendário de disseminação aos vários utilizadores

O Banco de Portugal disponibiliza um calendário de divulgação das estatísticas no seu sítio na internet (https://www.bportugal.pt/).

A informação estatística é difundida no sítio do Banco de Portugal na internet simultaneamente para todos os utilizadores.

Canais de disseminação

As estatísticas bancárias internacionais em base consolidada encontram-se disponíveis em diversas publicações da responsabilidade do Banco de Portugal, acessíveis no sítio institucional do Banco de Portugal.

Contactos

Telefone:  + 351 21 3130320

E-mail:      distat@bportugal.pt

 Atualizado em 2017/07/12