Some dynamic actions script.
www.bportugal.pt
Imagem com a fachada da Sede do Banco de Portugal

Menu de contexto

Portal do Cliente Bancário


A promoção da informação e formação financeira é um instrumento fundamental para apoiar os cidadãos na tomada de decisões adequadas em função dos seus recursos disponíveis, presentes e futuros.

Clientes bancários com um grau de educação financeira mais elevado e com maior capacidade de compreender a informação ao seu dispor contribuem também para uma maior eficiência do mercado e funcionam como complemento da sua necessária regulação. A literacia financeira assume, assim, importância crescente, à medida que a inovação e a integração económica internacional aumentam o leque e a complexidade da oferta de serviços financeiros.  

Com esses objectivos, o Banco de Portugal lançou o Portal do Cliente Bancário, onde os cidadãos encontram informação útil para que possam adquirir produtos e serviços financeiros de forma mais esclarecida. 

O Portal apresenta diversas áreas temáticas com informação relevante sobre os principais produtos bancários e meios de pagamento, taxas de juros e serviços prestados pelo Banco de Portugal (central de responsabilidades de crédito, listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco e reclamações).

O Portal sistematiza ainda a principal legislação que enquadra a oferta de produtos e serviços bancários, um glossário de termos financeiros e um conjunto de respostas a perguntas frequentes.

Disponibiliza também simuladores de operações financeiras e formulários para reclamações e para obtenção de informação sobre saldos de contas bancárias e de outras aplicações financeiras em nome de titulares falecidos.

Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.