BCE publica resultados da quinta conferência do BCE sobre Banca Central
5 de Fevereiro de 2010
O Banco Central Europeu (BCE) publicou os resultados da quinta conferência do BCE sobre Banca Central: “The euro at ten – lessons and challenges” (“Os dez anos do euro – lições e desafios”), realizada nos dias 13 e 14 de Novembro de 2008. Este volume contém uma colecção de documentos, comentários e discursos relativos à primeira década do euro e à recente crise financeira mundial.
O primeiro conjunto de contributos sintetiza e avalia os desenvolvimentos durante a primeira década do euro. Charles Wyplosz e Francesco Paolo Mongelli avaliam a evolução das principais variáveis macroeconómicas na área do euro entre 1999 e 2008. A sua análise indica que, de acordo com o objectivo primordial do BCE, a inflação e as expectativas para a inflação na área do euro foram consistentes com a estabilidade de preços, apoiando assim o crescimento e o emprego, o comércio de bens e serviços, e a integração financeira. Philip Lane, José Luis Peydró-Alcalde, Sebnem Kalemli-Ozcan, Simone Manganelli e Elias Papaioannou descrevem e avaliam a evolução dos mercados financeiros na primeira década do euro, concluindo que se registou um aumento substancial do grau de integração financeira na área do euro. Discutem também os efeitos de uma maior integração financeira sobre a evolução financeira, o crescimento económico, a partilha de risco a nível internacional e a evolução da balança corrente na área do euro.
Esta publicação apresenta também os resultados de dois painéis sobre o décimo aniversário do euro. Um painel presidido por Francesco Giavazzi, composto por Erik Berglöf, Vítor Gaspar, Athanasios Orphanides e András Simor, discute o alargamento passado e futuro da área do euro, e um painel presidido por Wolfgang Schill, e composto por Martin Feldstein, Andrew Rose, André Sapir e Jaume Ventura, considera a teoria das zonas monetárias óptimas.
O segundo conjunto de contributos foca a recente crise financeira mundial. Anil Kashyap, Raghuram Rajan e Jeremy Stein discutem as raízes da crise e apresentam uma proposta de reforma regulamentar, cujo objectivo é impedir a escalada de crises no futuro. Um painel presidido por Lucrezia Reichlin, e composto por Ben Bernanke, Stanley Fischer, Su Ning, Guillermo Ortiz e Jean-Claude Trichet, discute a interdependência internacional na condução da política monetária, especialmente durante a crise recente.
Existe uma interligação entre o décimo aniversário do euro e a crise recente nos discursos proferidos na conferência por membros da Comissão Executiva do BCE. O discurso de abertura proferido por Lucas Papademos debruça-se sobre certas lições iniciais retiradas da actual crise financeira. Por exemplo, o papel do crescimento excessivo do crédito e do elevado endividamento na identificação de riscos sistémicos; as vantagens e a viabilidade de uma política de “oferecer resistência” aos excessos do mercado financeiro; e a importância do reforço da cooperação entre bancos centrais e autoridades de supervisão para uma salvaguarda eficaz da estabilidade financeira. A comunicação de abertura, por Jean-Claude Trichet, incide sobre diversos factores subjacentes à crise dos mercados financeiros, nomeadamente a tendência para o curto prazo, a falta de transparência em certos mercados de títulos e uma prociclicalidade excessiva no sistema financeiro, e sugere iniciativas para uma melhoria significativa da resistência do sistema financeiro. Por último, o discurso de encerramento proferido por Jürgen Stark enfatiza a importância do quadro institucional robusto do BCE, incluindo a sua independência de influências políticas e a sua estratégia de política monetária para atingir com sucesso o mandato de manutenção da estabilidade de preços; analisa igualmente alguns desafios futuros, incluindo a implementação firme das reformas estruturais necessárias para melhorar a capacidade de ajustamento da economia da área do euro e a necessidade de convergência nominal e real para o funcionamento regular de uma área do euro alargada. Os textos dos discursos encontram-se incluídos neste volume.
Podem ser solicitadas cópias em papel, gratuitamente, à Divisão de Imprensa e Informação do BCE. A versão electrónica encontra-se disponível no site do BCE.
Banco Central Europeu
Direcção de Comunicação
Divisão de Imprensa e Informação
Kaiserstrasse 29, D-60311 Frankfurt am Main
Tel.: +49 69 1344 7455, Fax: +49 69 1344 7404
Internet: http://www.ecb.europa.eu
A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.