Some dynamic actions script.
www.bportugal.pt
Imagem com a fachada da Sede do Banco de Portugal

Menu de contexto

Recrutamento

Nesta página é dada a possibilidade de efetuar a sua candidatura eletrónica ao Banco de Portugal.

O Banco de Portugal assegura a confidencialidade e o sigilo da informação recebida, garantindo a manutenção de elevados níveis de segurança no seu sítio institucional e o tratamento dos dados facultados, quer pessoais quer profissionais, dentro da máxima confidencialidade.

Técnico Coordenador

O Banco de Portugal admite técnico superior para o exercício de funções de técnico coordenador na Sociedade Gestora dos Fundos de Pensões do Banco de Portugal e na Unidade de Apoio aos Fundos de Garantia, de Resolução e de Pensões.


Principais responsabilidades inerentes à função:
- Coordenar a realização de estudos e análises, incluindo estudos ALM (Asset-liability management) e outros trabalhos de otimização, com vista à determinação das carteiras de referência (benchmark) para a gestão dos ativos dos Fundos de Pensões e dos Fundos de Garantia e de Resolução;
- Conceptualizar as metodologias de cálculo de rentabilidade e de exposição ao risco dos Fundos sob gestão, bem como outros indicadores necessários à atividade de otimização da carteira e sua aplicação numa ótica prospetiva;
- Orientar a equipa na manutenção dos benchmarks definidos para os Fundos sob gestão;
- Realizar projeções do balanço do Fundo de Pensões de Benefício Definido;
- Propor pressupostos atuariais-financeiros a utilizar na valorização das responsabilidades do Fundo de Pensões de Benefício Definido;
- Colaborar e disponibilizar informação necessária ao desenvolvimento e manutenção do Sistema de Gestão de Risco e Controlo Interno.

PERFIL REQUERIDO
• Habilitações Literárias nas áreas de Economia, Finanças ou Matemática Aplicada, com Licenciatura pré-Bolonha ou parte escolar de Mestrado pós-Bolonha concluída, com média igual ou superior a 14 valores;
• Competências nos domínios da gestão de ativos, dos mercados financeiros e da análise quantitativa;
• Experiência nos domínios da gestão de ativos e dos mercados financeiros, bem como na condução de equipas técnicas (condição preferencial);
• Conhecimentos relevantes sobre mercados e ativos financeiros e sobre gestão de risco (condição preferencial);
• Capacidade de iniciativa, planeamento e organização;
• Postura profissional caracterizada por elevado sentido de responsabilidade, disponibilidade, exigência no cumprimento de prazos, facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal;
• Capacidade de liderança, gestão, motivação e acompanhamento de equipas;
• Facilidade em estabelecer e manter relações de cooperação com outras unidades de estrutura e com entidades externas;
• Bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
• Proficiência na língua inglesa.

PROPORCIONAMOS
A possibilidade de trabalhar numa instituição de referência, que privilegia a realização e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Condições remunerativas compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.

CANDIDATURA
Se reúne as condições requeridas, poderá apresentar a sua candidatura, até ao próximo dia 17/07/2014 (inclusive), através do preenchimento da ficha de candidatura eletrónica e respetivo anexo.

Em caso de dificuldade no preenchimento ou no envio da ficha de candidatura eletrónica, por favor contacte o Banco de Portugal pelo telefone +351 213 130 500 (disponível nos dias úteis entre as 8h30 e as 16h30).

Candidatura Espontânea

Para fazer parte da bolsa de candidaturas do Banco de Portugal, deve preencher a Ficha de Candidatura Electrónica.
 
O Banco de Portugal dará preferência ao tratamento de candidaturas com habilitações mínimas ao nível da Licenciatura, com classificação não inferior a 14 valores, condição igualmente aplicável à parte escolar de Mestrado Integrado nas áreas de Gestão, Economia, Finanças, Contabilidade, Auditoria, Direito, Informática, Engenharia, Estatística e Matemática.
 
O Banco de Portugal só fará qualquer contacto caso venha a existir vaga que se ajuste ao perfil académico e profissional dos candidatos.
 
As candidaturas recebidas terão a validade de 2 anos e não serão consideradas nos concursos externos.
 
Em caso de dificuldade de preenchimento/envio da Ficha de Candidatura Electrónica, por favor contacte a gestão do sistema pelo telefone 21 31 30 500, disponível nos dias úteis, entre as 8:30H e 16:30H.

Acessibilidade [D] Optimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.