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Recrutamento

O Banco de Portugal divulga nesta página as oportunidades de emprego existentes.

Pode candidatar-se às vagas anunciadas mediante o preenchimento da respetiva ficha de candidatura eletrónica.

O Banco de Portugal assegura a confidencialidade e o sigilo da informação recebida.

Técnicos Superiores de Supervisão Direta

O Banco de Portugal admite técnicos superiores para o exercício de funções na Área de Supervisão Direta do Departamento de Supervisão Prudencial.
 
Principais responsabilidades inerentes à função:
Os candidatos selecionados serão integrados numa equipa de supervisão responsável pelo acompanhamento de uma ou mais entidades do setor financeiro, realizando, individualmente ou em equipa, análises do perfil de risco das instituições supervisionadas, em função da respetiva situação económico-financeira, prudencial, modelo de negócio e estrutura de governo interno.
 
PERFIL REQUERIDO
• Licenciatura em Economia, Finanças, Gestão, Matemáticas, Informática, Estatística ou áreas do conhecimento conexas, preferencialmente com classificação final igual ou superior a 14 valores;
• Pós-Graduação, Mestrado ou Doutoramento nas áreas de Finanças, Gestão, Matemáticas, Informática, Estatística ou em áreas conexas (condição preferencial);
• Experiência profissional mínima de 5 anos no setor financeiro, designadamente em funções de gestão, de análise financeira, de análise e controlo de riscos, de planeamento e controlo de gestão, de auditoria interna ou externa ou de serviços de consultoria relacionados;
• Conhecimentos aprofundados de operações bancárias, gestão bancária, regulação financeira, normas contabilísticas aplicáveis às instituições de crédito; são igualmente valorizados conhecimentos em modelos de avaliação de riscos, gestão de liquidez e de capital e processos de continuidade de negócio;
• Capacidade de iniciativa, planeamento e organização do trabalho;
• Facilidade de comunicação e de relacionamento interpessoal e capacidade para trabalhar em equipa;
• Elevado sentido de responsabilidade;
• Domínio da língua inglesa (oral e escrito);
• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, especialmente em Excel Avançado, SAS, SQL e outros sistemas de exploração de informação.
 
PROPORCIONAMOS
A possibilidade de trabalhar numa instituição de referência, que atua em contexto internacional e que privilegia a realização e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Condições remunerativas compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.
 
CANDIDATURA
Se reúne as condições requeridas poderá apresentar a sua candidatura, até ao próximo dia 19/09/2016 (inclusive), através do preenchimento da ficha de candidatura eletrónica e respetivo anexo.

Em caso de dificuldade no preenchimento ou no envio da ficha de candidatura eletrónica, por favor contacte o Banco de Portugal pelo telefone +351 213 130 500 (disponível nos dias úteis entre as 8h30 e as 16h30).

 

Técnicos Superiores de Auditoria Interna

O Banco de Portugal pretende recrutar, para o Departamento de Auditoria, técnicos superiores para o exercício de funções de auditoria contabilística e financeira e de auditoria operacional.
 
Principais responsabilidades inerentes à função:
• Realizar ações de auditoria, avaliando e emitindo pareceres sobre a eficácia dos processos de gestão de risco, de controlo e de gestão/governação das várias áreas do Banco de Portugal.
• Analisar processos e identificar oportunidades de melhoria.
• Elaborar relatórios de auditoria.
• Analisar e documentar a informação necessária à fundamentação dos resultados das ações de auditoria.
• Acompanhar a participação do Banco de Portugal nas estruturas europeias, bem como noutros fóruns nacionais e internacionais.
 

PERFIS REQUERIDOS
Requisitos comuns
• Licenciatura pré-Bolonha, ou Licenciatura pós-Bolonha com a parte escolar de Mestrado concluída, nas áreas de Gestão, Finanças, Contabilidade, Auditoria, Economia, Engenharia, Informática de Gestão ou áreas de conhecimento conexas, preferencialmente com classificação final igual ou superior a 14 valores;
• Experiência profissional relevante, preferencialmente superior a 3 anos no setor financeiro, incluindo avaliação de sistemas de governação, gestão do risco e controlo interno/compliance, e auditoria interna ou externa de instituições financeiras, ou em atividades relacionadas;
• Conhecimentos de negócio e processos de negócio, core e de suporte do setor financeiro;
• Domínio da língua inglesa (oral e escrito);
• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
• Conhecimentos de metodologias e técnicas de auditoria, bem como referenciais de auditoria e controlo interno (e.g. COSO);
• Certificação profissional nos domínios da auditoria interna (e.g. CIA; CFSA) – condição preferencial;
• Pensamento crítico, capacidade de identificação e resolução de problemas;
• Orientação para a qualidade e para os resultados;
• Elevado grau de iniciativa e de autonomia, planeamento e organização do trabalho;
• Facilidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e capacidade para trabalhar em equipa, incluindo o acompanhamento e revisão de trabalho de colaboradores mais juniores;
• Elevado sentido de responsabilidade.

Requisitos específicos
A) Auditoria Contabilística e Financeira

• Experiência relevante em análise contabilístico-financeira, riscos financeiros e, preferencialmente, de supervisão;
• Elevados conhecimentos de contabilidade geral e analítica e procedimentos relacionados;
• Conhecimentos e capacidade de aplicar princípios contabilísticos, auditoria, legais e regulamentares;
• Competências de análise de operações e sistemas, interpretação de informação e avaliação dos resultados;
• Capacidades de recolha e análise de informação de modo a avaliar a sua correção, integridade, validade, riscos e controlos;
• Sólidos conhecimentos de standards internacionais de relato financeiro (e.g. IFRS; IAS);
• Bons conhecimentos de ferramentas contabilístico-financeiras (e.g. SAP R/3);
• Conhecimento de técnicas de gestão, análise de performance financeira.

B) Auditoria Operacional
• Comprovados conhecimentos de gestão de operações em distintos contextos;
• Conhecimentos e capacidade de avaliar processos de negócio, utilizando metodologias e processos internacionalmente reconhecidos;
• Bons conhecimentos de metodologias de reengenharia e melhoria de processos de negócio (e.g. Lean Six Sigma);
• Sólidos conhecimentos e prática na aplicação de técnicas e metodologias de auditoria e controlo interno, sendo valorizada a experiência na realização de auditorias em ambiente SAP;
• Bons conhecimentos de processos de governação, gestão do risco e controlo interno;
• Competências elevadas de avaliação, testes e análise de operações;
• Capacidade para avaliar e monitorizar a performance dos distintos processos de negócio – core e suporte;
• Competências de mapeamento de processos utilizando referenciais (e.g. SIPOC) internacionalmente reconhecidos;
• Capacidade de recolher e analisar dados e de utilizar técnicas e métodos estatísticos;
• Elevada focalização na qualidade e eficiência dos processos.
 
PROPORCIONAMOS
A possibilidade de trabalhar numa instituição de referência, que atua em contexto internacional e que privilegia a realização e o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Condições remunerativas compatíveis com a experiência e a responsabilidade da função a desempenhar.
 
CANDIDATURA
Se reúne as condições requeridas, poderá apresentar a sua candidatura, até ao próximo dia 12/09/2016 (inclusive), através do preenchimento da ficha de candidatura eletrónica e respetivo anexo.

Em caso de dificuldade no preenchimento ou no envio da ficha de candidatura eletrónica, por favor contacte o Banco de Portugal pelo telefone +351 213 130 500 (disponível nos dias úteis entre as 8h30 e as 16h30).