Some dynamic actions script.
www.bportugal.pt
Imagem com a fachada da Sede do Banco de Portugal

Menu de contexto

Cooperação

A cooperação com outros bancos centrais é uma vertente importante da atividade internacional do Banco de Portugal.

As ações de cooperação estão relacionadas com as necessidades e os desafios de desenvolvimento, modernização e consolidação das instituições parceiras, sobretudo bancos centrais dos países de língua portuguesa, mas também de outros países emergentes e em desenvolvimento.

As ações de cooperação podem assumir diversos formatos: assistência técnica, encontros, projetos multilaterais, cursos, seminários, visitas de trabalho, estágios e bolsas de estudo.  

Um segundo eixo da cooperação desenvolvida pelo Banco de Portugal engloba atividades de acompanhamento ou envolvimento macroeconómico. Neste contexto, destaca-se a participação nas estruturas responsáveis pelo bom funcionamento do Acordo de Cooperação Cambial entre Portugal e Cabo Verde e do Acordo de Cooperação Económica entre Portugal e São Tomé e Príncipe, assim com a elaboração de diversas publicações técnicas:

  • Evolução das Economias dos PALOP e de Timor-Leste, que analisa a conjuntura económica destes países e as suas relações económicas e financeiras com Portugal;
  • #Lusofonia, com indicadores socioeconómicos e financeiros, agregados e individuais, dos oito países lusófonos;
  • Cadernos de Cooperação, onde se apresenta uma síntese económica e estatística dos PALOP e de Timor-Leste, uma súmula das ações de cooperação e artigos sobre temas relevantes da agenda internacional.

Plano de Cooperação - 2015

No ano em que o Banco de Portugal irá comemorar 25 anos de cooperação técnica estruturada com outros bancos centrais, em particular com os de língua portuguesa, o Plano de Cooperação – 2015 destaca as principais iniciativas associadas a essa celebração:

  • A realização de uma conferência internacional subordinada ao tema “Políticas de investimento e financiamento: sustentabilidade da dívida e limites de endividamento”;
  • A publicação de um livro comemorativo dos “25 anos de cooperação”;
  • A publicação das séries longas das principais variáveis macroeconómicas dos oito países lusófonos, em base anual, para o período em causa (1991/2014).

Em 2015, o Banco de Portugal prevê participar em 112 ações de cooperação, 99 das quais com os bancos centrais dos países de Língua Portuguesa. Estas ações incluem encontros gerais – como o XXV Encontro de Lisboa e a conferência internacional no âmbito das comemorações – e setoriais (nas áreas da auditoria, contabilidade, supervisão, sistemas e tecnologias de informação, continuidade do negócio, recursos humanos e coordenação das atividades de cooperação), projetos multilaterais, assistência técnica, cursos e seminários, visitas de trabalho, estágios e bolsas de estudo para pós-graduações em Portugal (no quadro em anexo apresenta-se uma súmula das ações multilaterais previstas com os países de língua portuguesa).

Em 2014, o Banco de Portugal participou em 142 ações de cooperação, 100 das quais com os bancos centrais dos países de Língua Portuguesa. O tempo de trabalho dedicado pelo Banco em 2014 ao conjunto total das ações cresceu 36% relativamente ao ano anterior.

Gráfico 1. Número de ações de cooperação com os países de Língua Portuguesa




Gráfico 2. Número de ações de cooperação com outros países emergentes e em desenvolvimento

Informação Relacionada

Acessibilidade [D] Otimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.