Some dynamic actions script.
www.bportugal.pt
Imagem com a fachada da Sede do Banco de Portugal

Menu de contexto

Organismos internacionais

A lógica global do sistema económico e financeiro mundial é condicionante fulcral da evolução das economias portuguesa, da área do euro e da União Europeia (UE). O Banco de Portugal acompanha os principais desenvolvimentos da economia e do sistema financeiro internacional e prepara, no domínio das suas competências e atribuições, a participação em diversos organismos internacionais.

Enquanto Estado-Membro da UE, Portugal tem assento nas várias instâncias e organismos europeus. O Banco de Portugal participa nos trabalhos dos grupos na sua esfera de competências e acompanha os desenvolvimentos nas áreas relevantes para a sua atuação.

No âmbito das relações com organismos internacionais, as relações de Portugal com o Fundo Monetário Internacional (FMI) assumem grande importância na atividade internacional do Banco, que é o agente de Portugal junto daquela instituição. O Banco também acompanha  os principais temas em discussão na agenda do Banco Mundial, quando estes se revestem de interesse para as suas atividades, participando uma delegação do Banco nas Reuniões Anuais e de Primavera das instituições de Bretton Woods.

O Banco de Portugal está representado em comités e grupos de trabalho da OCDE no âmbito das suas competências, enquadrando assim as delegações nacionais de vários comités. De destacar ainda a atividade internacional relacionada com o Banco de Pagamentos Internacionais (BIS), do qual o Banco de Portugal é acionista.

São também acompanhados, no âmbito da atividade internacional do Banco de Portugal, os principais desenvolvimentos no âmbito de outros fóruns informais, com particular destaque para o G7/G8 e o G20.

Informação Relacionada

Acessibilidade [D] Optimizado para uma resolução de 1024x768 pixeis
Banco de Portugal © 2009 Todos os direitos reservados.