19º Encontro de Lisboa com as delegações dos PALOP e de Timor-Leste à assembleia anual do FMI/BM
28 e 29 de Setembro de 2009
Nos dias 28 e 29 de Setembro de 2009 realiza-se o 19º Encontro de Lisboa, cujo programa se anexa.
No Encontro, organizado anualmente pelo Banco de Portugal, os Governadores dos Bancos Centrais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e a Autoridade Bancária e de Pagamentos de Timor-Leste (ABP), em conjunto com o Banco de Portugal, discutem os principais pontos em agenda na Assembleia Anual do FMI/BM e outros tópicos de interesse comum, nomeadamente as actividades de cooperação.
A alocução de abertura da sessão do dia 29 de Setembro, no Centro Cultural de Belém, será proferida pelo Governador do Banco de Portugal, Dr. Vítor Constâncio.
Segue-se a apresentação do tema “O desenvolvimento económico e financeiro da Região Administrativa Especial de Macau no contexto da República Popular da China”, a cargo do Dr. Anselmo Teng, Presidente da Autoridade Monetária de Macau.
Terá lugar ainda a habitual mesa-redonda com a participação dos Governadores dos Bancos Centrais, centrada fundamentalmente nos recentes desenvolvimentos económicos e financeiros dos vários países representados no Encontro.
A publicação do Banco de Portugal "Evolução das Economias dos PALOP e de Timor-Leste – 2008/2009" será distribuída no início da sessão.
Programa
Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009 – Sessão restrita
Banco de Portugal, Lisboa
Sessões restritas às delegações dos Bancos Centrais dos PALOP, da ABP de Timor-Leste, das várias instituições internacionais representadas e do Banco de Portugal.
Terça-feira, 29 de Setembro de 2009 – Sessão aberta
Centro Cultural de Belém (Sala Luís de Freitas Branco), Lisboa
09h30 Alocução pelo Senhor Governador do Banco de Portugal
10h15 “O desenvolvimento económico e financeiro da Região Administrativa Especial de Macau no contexto da República Popular da China” - Dr. Anselmo Teng, Presidente da Autoridade Monetária de Macau
10h45 Intervalo para café
11h30 Mesa-Redonda com a participação dos Senhores Governadores dos Bancos Centrais
12h30 Encerramento pelo Senhor Ministro de Estado e das Finanças, Prof. Doutor Fernando Teixeira dos Santos (a confirmar)