• A
    • A
    • A
  • RSS
  • English
  • Glossário
  • Links
  • Contactos

Menu de contexto

Nova nota de 20 euros - série "Europa"

A 25 de novembro entrou em circulação, em Portugal e nos outros países da área do euro, uma nova nota de 20 euros.

A nova nota de 20 euros pertence à série “Europa” de notas de euro. As notas desta série têm novos elementos de segurança, que as tornam ainda mais seguras e mais resistentes à contrafação. A primeira nota da série “Europa” a entrar em circulação foi a nota de 5 euros, a 2 de maio de 2013, seguida da nota de 10 euros, a 23 de setembro de 2014.



Em Portugal, a nova nota de 20 euros será colocada em circulação pelo Banco de Portugal, através dos balcões das instituições bancárias e de máquinas de distribuição de notas.

Com a entrada em circulação da nova nota, os cidadãos podem continuar a utilizar a nota de 20 euros da primeira série, sem restrições.

Não é necessário trocar quaisquer notas. Quem, ainda assim, pretenda fazê-lo, deverá dirigir-se ao balcão de um banco ou a uma tesouraria do Banco de Portugal. Ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária.

Porquê uma segunda série de notas de euro?

O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais do Eurosistema têm o dever de salvaguardar a integridade das suas notas e de as manter atualizadas, tirando partido do progresso tecnológico. Por esta razão e para que o público continue a confiar na moeda, o BCE e os bancos centrais nacionais do Eurosistema estão a desenvolver uma segunda série de notas de euro, a série “Europa”.

As novas notas incluem elementos de segurança mais sofisticados, que beneficiam dos progressos alcançados na segurança e na tecnologia das notas e que proporcionam excelente proteção contra a contrafação.As notas da série “Europa” foram também concebidas para durar mais: as notas deverão ser substituídas com menor frequência, reduzindo, assim, os custos e o impacto no meio ambiente. 

Porquê série “Europa”?

A nova série de notas de euro é denominada série “Europa” devido ao retrato de Europa que aparece no holograma e na marca de água das notas. Europa é a figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente.

A imagem de Europa que surge nas novas notas de euro foi retirada de um vaso com mais de 2 mil anos, encontrado no Sul de Itália e pertencente à coleção do Museu do Louvre (Paris). Este retrato foi escolhido devido à sua clara associação com o continente europeu e também porque dá um caráter humano às notas.

Denominações da série “Europa”

A série “Europa” terá as mesmas denominações que a primeira série: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.

Introdução das novas notas

As notas da série “Europa” serão colocadas em circulação de forma gradual, ao longo de vários anos.

A nota de 5 euros da série “Europa” entrou em circulação a 2 de maio de 2013.

A nova nota de 10 euros entrou em circulação a 23 de setembro de 2014.

A nova nota de 20 euros entrou em circulação a 25 de novembro de 2015.

As restantes notas da série “Europa” serão introduzidas por ordem crescente de denominação. Assim, às notas de 5, 10 e 20 euros seguir-se-á a nota de 50 euros, em data ainda a definir.

Com a introdução da série “Europa” de notas de euro, as notas da primeira série continuam a circular, mantendo  o seu valor e podendo ser trocadas nos bancos centrais nacionais do Eurosistema por um período de tempo ilimitado.

A data em que as notas da primeira série deixarão de ter curso legal será anunciada com bastante antecedência.